Perguntas Frequentes - Tubagens e Acessórios

Perguntas Frequentes - Tubagens e Acessórios

Um sistema de aquecimento a biomassa obriga a mudar todas as tubagens e radiadores num edifício?

Não. Os sistemas a biomassa utilizam o mesmo tipo de tubagens, canalizações e radiadores de água dos sistemas que utilizam combustíveis convencionais. Num edifício que já utilize Gás Propano GPL, ou Gás Natural canalizado, ou Gasóleo de Aquecimento, só é necessário instalar a caldeira e o silo de biomassa e fazer a ligação às tubagens já existentes. Depois basta desligar a caldeira do gás ou gasóleo e,começar a poupar no custo dos combustíveis.

Que acessórios deve ter uma instalação a lenha ou pellets?

A variedade de equipamentos e seus requisitos é grande e convémobter a confiança do instalador, ciente do seu trabalho e das boas práticas de instalação para que o aconselhe corretamente.

Deve assegurar sempre uma reposição de ar de dimensão adequada para que permita à divisão onde se encontra não entrar em depressão de ar. Caso contrário poderá vir a correr riscos desnecessários, dificuldade de acendimento, entrada de fumos para o espaço habitado e funcionamento menos eficiente que o que o aparelho permitiria se bem instalado.

A ter de fazer uma conduta de fumos opte por tubo Inox, se possível/adequado, de parede dupla. No exterior, tenha em conta a dimensão mas tambémo devido isolamento térmico. O que se investe a mais no início paga-se por si mesmo muitas vezes ao longo dos anos de funcionamento da instalação de aquecimento.

Numa instalação de recuperador de calor há uma série de aspetos a ter em conta consoante o próprio aparelho e também a construção da lareira. Sumariamente, tenha sempre em conta as altas temperaturas que se vão desenvolver dentro da lareira, prevendo a sua descompressão quando em funcionamento de modo a evitar fraturas na própria chaminé e o bom isolamento da chaminé para não poderocorrer retorno de fumos.

Em equipamentos de caldeira terá ainda de prestar devida atenção ao dimensionamento do vaso de expansão, válvulas de segurança à pressão, se possível também à temperatura, grupo de enchimento com o obrigatório anti-retorno, grupo de circulação e controlo -embora a maioria das caldeiras a pellets já incorpore parte destes acessórios.

Qual é a função das tubagens de bypass e como devem ser encaminhadas?

Para assegurar uma refrigeração e lubrificação adequadas da bomba, deverá existir um volume de caudal suficiente ao longo da mesma. A refrigeração e lubrificação desadequadas causam sobreaquecimento, desgaste dos rolamentos, fricção entre as faces vedantes, fugas no empanque - e tudo isto poderá provocaravarias ou falhas na bomba. É por isto que é necessário instalar uma tubagem de bypass caso exista o risco de não ser possível colocar a bomba em funcionamento ao caudal mínimo requerido.

A tubagem de bypass deverá ser instalada desde o orifício de purga da bomba ou o orifício de purga da tubagem de descarga até ao lado da aspiração (se possível) ou a um depósito, para garantir uma refrigeração adequada por parte do líquido bombeado. No retorno, deverá ser possível o líquido bombeado arrefecer antes de ser fornecido novamente à bomba, de forma a evitar o sobreaquecimento da mesma. Por este motivo, a tubagem de bypass nunca deve ser ligada directamente ao orifício de aspiração da bomba. A tubagem de bypass está correctamente configurada se forem cumpridos os requisitos de caudal mínimo para a respectiva bomba, especificados nas instruções de funcionamento. À carga total, o volume que circula no sistema e na tubagem de bypass não deverá exceder o caudal máximo fornecido pela bomba.