Perguntas Frequentes - Águas Quentes Sanitárias

Perguntas Frequentes - Águas Quentes Sanitárias

O que é a energia solar?

Numa linguagem mais simples é a energia que vem do Sol. Pode ser utilizada para a produção de energia eléctrica - aproveitamento fotovoltaico, ou para aquecimento - aproveitamento térmico.

Posso confiar na energia solar para a satisfação das minhas necessidades energéticas de água quente?

Um sistema solar térmico instalado em Portugal é normalmente dimensionado para satisfazer cerca de 60 a 75% das necessidades de água quente no período de um ano. O facto de nas latitudes a que nos encontramos a radiação solar variar ao longo do ano, existindo uma maior disponibilidade no Verão e menor disponibilidade no Inverno, impõe que um sistema solar instalado para o aquecimento de água seja dimensionado para satisfazer as necessidades de água quente a 100% no período de Verão (três a quatro meses), não as satisfazendo totalmente no período de Inverno. A hipótese de conceber um sistema solar térmico satisfazendo em 100% as necessidades de água quente em todo o ano, conduziria a um sistema solar com uma muito maior área de captação (maior custo), em que nos períodos de Verão seria desperdiçada muita energia captada que não seria aproveitada, em virtude de esta exceder as necessidades de consumo.

Posso aquecer o ambiente de minha casa com energia solar?

Poder, pode. Tecnicamente, é possível, mas terá de ter atenção o seguinte: em Portugal, as necessidades de aquecimento ambiente são cerca de 3 a 4 meses por ano e ocorrem numa altura em que a disponibilidade da radiação solar é menor. Por outro lado, ao aumentar a área de captação para cobrir parte das necessidades de aquecimento ambiente, terá problemas de excesso de energia nos meses de maior insolação - Verão. Este excesso terá de ser dissipado para um outro ponto de consumo (por exemplo, uma piscina). Se pensar em fazer isto fale com um projetista.

Os colectores solares funcionam mesmo?

Sim. Como prova, existem sistemas solares a funcionar há mais de 15 anos, desde que tenham manutenção adequada, claro.

O que é um sistema solar?

É um equipamento que aquece a água a partir do sol. E tem dois componentes essenciais:

  • - Captação com colector solar
  • - Armazenamento num depósito para água quente

Estes dois componentes podem ser interligados com ou sem bomba circuladora. Normalmente a interligação sem bomba circuladora (termossifão) é utilizada em habitações unifamiliares. A interligação com bombas é normalmente utilizada em sistemas maiores ou quando o termossifão não for possível, isto é, na impossibilidade de colocar os depósitos acima dos colectores ou quando as distâncias entre os colectores e os depósitos forem grandes.

Que tipos de sistemas solar existem?

Dependendo dos diferentes objectivos a que se destinam e as especificações de cada sistema solar, pode-se aplicar as seguintes classificações:

Princípio de Circulação do Fluído Termossifão
Funcionamento por convecção natural.
Circulação Forçada
Funcionamento com bomba.
 
Transferência de Calor Entre o Colector e o Depósito Sistema Directo
A água da rede é aquecida directamente no colector.
Sistema Indirecto
Quando o sistema dispõe de um circuito primário, o dos colectores, e de um secundário onde circula a água da rede.
 
Utilização do Vaso de Expansão Sistema Aberto
Em comunicação directa com a atmosfera.
Sistema Fechado
Circuito com vaso de expansão fechado.
 
Interligação Entre os Componentes Sistema Compacto
Captação e armazenamento formam uma unidade.
Sistema Integrado
Captação e armazenamento constituem o mesmo componente.
Sistema não Integrado
Separação física da captação do armazenamento.
 
Energia de Apoio Apoio Instantâneo
Apoio com Acumulação

 

Como funciona um sistema de circulação forçada?

A circulação forçada é caracterizada pela existência duma bomba circuladora para forçar a circulação do fluido de transferência nos colectores. Esta bomba é comandada por uma unidade de controlo que reage à diferença de temperatura entre a água à saída dos colectores e a temperatura da água na parte mais baixa do depósito. Para prevenir a circulação inversa, no caso da temperatura do fluido nos colectores ser inferior à temperatura no depósito, devem ser instaladas válvulas de anti-retorno. Dependendo do clima, da composição química da água do lugar e da pressão da rede, este tipo de sistema pode precisar de mecanismos de segurança para prevenir a congelação, a corrosão e facilitar o enchimento dos colectores à pressão pretendida.

Como funciona um sistema em termossifão?

O sistema em termossifão consiste geralmente num conjunto de colectores ligados a um depósito bem isolado e posicionado a um nível mais alto do que os colectores. Não são necessárias bombas circuladoras, pois a circulação de água faz-se por convecção natural, induzida pela diferença de densidade entre a água quente e fria. A água no colector fica menos densa ao ser aquecida deslocando-se para a parte superior do circuito (dentro do depósito). A água mais fria (mais densa) para a parte mais baixa do circuito (à entrada do colector). Uma vez no colector, o ciclo começa de novo e a circulação continua desde que haja radiação solar. O caudal de circulação aumenta com o aumento da intensidade de radiação solar e a água a utilizar é retirada da parte superior do depósito solar.

Este tipo de sistema pode ser concebido para instalações de grande dimensões embora seja necessário saber executar bem a ligação entre os painéis. Para localidades com riscos frequentes de congelação deve ser previsto um circuito primário independente. Nas soluções tradicionais em termossifão, existe a necessidade de desnivelar as posições do campo dos colectores e do depósito, o que pode resultar, em muitos casos, na inconveniência de instalar depósitos pesados em sítios que para isso não estão preparados. Existem outras soluções com o depósito ao nível do campo dos colectores, usando válvulas electro comandadas que, à noite ou nos períodos diurnos sem sol, impeçam o retorno aos colectores de água quente do depósito, arrefecendo aquele. No entanto esta solução é mais complicada e falível que a do sistema com circulação forçada.

Que tipo de apoios energéticos existem para o sistema solar?

O apoio pode ser de um dos seguintes tipos:

Apoio instantâneo - funciona durante o período de consumo, ou em contínuo, e destina-se a corrigir a temperatura da água aquecida por via solar, de modo a que se atinja a temperatura de consumo pretendida; costuma estar instalado em série com o sistema solar, antes do consumo.

Apoio com acumulação - funciona de uma forma programada (antes da ocorrência de determinados consumos importantes e em geral fora das horas de radiação solar) e destina-se a completar o aquecimento solar quando este for insuficiente para se obter a temperatura de consumo pretendida.

Para o dimensionamento de um sistema de apoio é necessário conhecer o diagrama de carga da instalação, as temperaturas da rede e de utilização e escolher um binómio "Potência - Volume de armazenamento" que permita fazer face às pontas de consumo.

Qual é o sistema mais adequado para a satisfação dos meus consumos de água quente sanitária?

Dependendo do nível de consumos de água quente da sua habitação e do grau de dificuldade da instalação, deverá optar entre um sistema simples de termossifão ou um sistema de circulação forçada. Consulte mais do que um técnico acreditado para obter recomendações sobre o que mais lhe pode convir.

Se já possui uma caldeira ou um termoacumulador poderá instalar um depósito de solar a pré-aquecer a água que é depois aquecida pelo sistema que já possui até à temperatura desejada.

Quais são as aplicações típicas dos sistemas solares térmicos activos?

Os sistemas solares podem ter diversas aplicações destacando-se entre as mais comuns:

  • - Produção de águas quentes sanitárias para o sector doméstico e para o sector dos serviços (hospitais, hotéis, pavilhões gimnodesportivos, lares da terceira idade, quartéis de bombeiros, restaurantes, etc.)
  • - Aquecimento de piscinas (municipais, em hotéis, particulares)
  • - Aquecimento de água a médias e elevadas temperaturas para processos industriais

Uma aplicação particular onde a energia solar pode ser muito bem empregue é o aquecimento de piscinas. Esta é uma aplicação relativamente simples porque são necessárias temperaturas entre 24 e 28C, facilmente obtidas, quer por colectores sem cobertura, quer por colectores convencionais de vidro simples. No entanto, devido às grandes massas de água a aquecer, são necessárias grandes quantidades de energia. Daqui a importância dos sistemas solares.

Como se trata de temperaturas baixas, o aumento de temperatura nos colectores em relação à temperatura de ambiente, deve ser mantido tão baixo quanto possível. Isso consegue-se através da circulação de um caudal bastante grande, atingindo-se então rendimentos muito elevados. Por outro lado, o uso de colectores solares convencionais obriga à utilização de sistemas indirectos, pelo facto de os materiais utilizados não serem compatíveis com o cloro contido na água da piscina. Daqui resulta a necessidade de introdução do permutador de calor entre o circuito primário e secundário.

Qual é o sistema mais adequado para a satisfação dos meus consumos de água quente sanitária?

Dependendo do nível de consumos de água quente da sua habitação e do grau de dificuldade da instalação, deverá optar entre um sistema simples de termossifão ou um sistema de circulação forçada. Consulte mais do que um técnico acreditado para obter recomendações sobre o que mais lhe pode convir. Se já possui uma caldeira ou um termoacumulador poderá instalar um depósito de solar a pré-aquecer a água que é depois aquecida pelo sistema que já possui até à temperatura desejada.

O sistema solar não é por si só suficiente para o abastecimento de água quente?

Nos dias de céu nublado, é necessário recorrer a uma forma de energia convencional que sirva de apoio porque a energia solar não é suficiente. Este apoio deve ser assegurado de forma a garantir a segurança e a prioridade ao sol. Para o efeito poder-se à recorrer a:

  • - uma resistência eléctrica na parte superior do depósito solar, que é activada por um termostato sempre que a água do depósito ficar demasiado fria; no entanto, deve haver um relógio programável para manter a resistência desligada durante o período diurno ou de não utilização;
  • - uma caldeira que é activada por um termostato sempre que a temperatura da água do depósito, num determinado nível, baixar de um determinado valor;
  • - um esquentador que, conforme o modelo, pode ser posto a funcionar em paralelo ou em série com o depósito solar.

Sendo necessário um apoio a gás ou eléctrico, porquê optar por um sistema solar?

Para poupar cerca de 60% a 70% de energia convencional (e dinheiro). Com o solar gastará muito menos no dia a dia para aquecer a água.